O Que Fazemos

Escola Ágape para Educação Especial

alunos

A Escola Ágape para Educação Especial destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, que tenham entre 05 e 20 anos, mas que possuam potencial de aprendizagem para usufruir dos programas e projetos desenvolvidos na Instituição.A Escola está atendendo 63 alunos, com um currículo diferenciado que supre as necessidades individuais.

 

A Escola Ágape para Educação Especial é uma escola de ensino fundamental ciclo I com educação especial que trabalha para a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, oportunizando situações que favorecem o desenvolvimento do potencial humano de cada aluno e orientando para o exercício da sua cidadania, através de recursos diferenciados para aprendizagem, metodologias específicas e programas individualizados, que atendem as necessidades específicas de cada aluno, visando uma vida autônoma.
 
A Proposta Pedagógica da Escola, tem em vista a qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes, visando uma prática educativa adequada às necessidades especiais de cada aluno e às necessidades  sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, está comprometida com a democracia e a cidadania.
 
A metodologia usada para a prática da proposta pedagógica compreende atividades desenvolvidas diretamente em sala de aula, trabalho com temas e valores, e atividades extra-classe, como: expressão corporal, atividades lúdicas, música, dança, teatro e educação física etc.
 
O currículo escolar valoriza, ainda, as seguintes atividades:
• estudos do meio ambiente;
• eventos cívicos e comemorativos;
• viagens de integração e socialização;
• visitas a exposições, mostras culturais e eventos.
 
Na sua metodologia a Escola trabalha com  projetos de trabalho, através da tematização como recurso pedagógico,  com o objetivo de fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa, alvo do projeto proposto e para que a escola se aproxime mais da sociedade.
 
O ensino com projetos de trabalho tem as seguintes características:
• enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos;
• o professor intervem no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras,  introduzir novas informações e dar condições para que seus alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade;
• o aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas;
• o conteúdo estudado é visto dentro de um contexto que dá sentido aos aluno;
• a sequenciação é vista em termos de nível de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos;
• há flexibilidade no uso do tempo e dos espaços escolares;
• há atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias;
• temas locais.
 
A ênfase não é a deficiência ou apenas a aceleração do desenvolvimento, mas também o relacionamento da família com o educando, onde os familiares deixam de ter um papel passivo em relação ao programa educacional do aluno.
 
A ESCOLA ÁGAPE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL acredita que, os objetivos são alcançados quando ocorre a participação da família, atuando como co-participante no processo de assistência e desenvolvimento do aluno.
 
Na Escola Ágape os alunos participam de aulas do currículo do ensino fundamental; matemática, leitura e escrita, ciências, estudos sociais, inglês, educação artística, música e educação física.
 
A merenda escolar é servida diariamente aos alunos na escola, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 

Voltar

Colabore

Faça diferença na vida de crianças e adolescentes com deficiência. Doe, você vai se sentir  bem. Se deseja ajudar,  deposite na conta Bancária da Associação Ágape para Educação Especial - CNPJ 01622982/0001-16.  Caixa Econômica Federal,  agência 1634 operação 003- Conta  890-1    Informações tel: (12) 39315722 

Saiba como colaborar

Copyright 2017 © Ágape • Todos os direitos reservados